Top 15 - Público dos Campeonatos Estaduais


Os campeonatos estaduais chegaram ao fim, com isso, além dos títulos, temos muitos números para examinar e explorar. Vamos observar o Top 15 que fizemos relacionados aos maiores públicos dentro das competições estaduais brasileiras.


Depois de alguns meses de competições espalhadas por todo território nacional, chegamos a alguns números que merecem ser olhados de perto, conforme a imagem acima:

Flamengo lidera o ranking de público pagantes em geral de todos os estaduais. Com um pouco mais de 58 mil torcedores no Maracanã. Este número representa cerca de 74% da ocupação geral do estádio. A renda bruta é assustadora! Temos mais de 3 milhões de reais em renda com um ticket médio no valor de 55 reais. O Flamengo precisa do Maracanã e estes números comprovam isso.

São Paulo ficou com a segunda e terceira posição no ranking de públicos em geral de todos os estaduais nacionais. Com um pouco mais de 51 mil pagantes na segunda posição e um número um pouco menor, quase 51 mil, na terceira posição, ambos os jogos no Morumbi, mostram a força da torcida tricolor quando os jogos são importantes. A renda de cada uma dessas partidas não deixa à desejar 1,3 milhões de reais em cada, mas mostra um abismo muito grande em relação ao primeiro colocado Flamengo. Tudo isso é fácil de entender, basta ver o valor médio dos ingressos tricolores, entre 26 e 25 reais. A ocupação do Morumbi nesses dois jogos se aproximou com a ocupação do Maracanã, o grande detalhe que a torcida e o clube São Paulino precisa entender é que, se precisa de dinheiro, o ingresso tem que ser um pouco mais caro.

Fechando o nosso pódio (de clubes, já que o São Paulo ficou com duas posições), vem o Corinthians com a quarta posição do ranking. Em partida realizada na Arena Corinthians, foram um pouco mais de 46 mil pagantes presentes no jogo. A ocupação do estádio foi ao limite máximo, em nosso ranking mostra 102%, isto pelo fato de incluir repórteres em campo, já que a ocupação total é medida no número de cadeiras ou lugares de um estádio. A renda de 2,7 milhões de reais, e aqui cabe mais um alerta ao time do São Paulo, com cerca de quase 1,5 milhões de reais a mais que o clube tricolor, mesmo tendo um número menor de torcedores, mostra que o valor médio dos ingressos é muito importante na hora da arrecadação. Na Arena Corinthians, o valor médio dos ingressos para esta partida chegou próximo aos 60 reais.

Após observar este nosso pódio de torcedores, ainda temos diversos outros clubes e campeonatos em questão, dentro do ranking. O Grêmio seria o quarto clube diferente na sequencia das posições, ocupando o sétimo lugar de público, seguido por Palmeiras, ocupando o nono lugar. Também temos Internacional, Cruzeiro e Fluminense completando a lista de clubes diferentes dentro das respectivas posições.

O que mais chama atenção em tudo isso, é que mesmo tendo 15 posições em nosso raking, temos apenas 8 clubes diferentes, apenas 4 competições estaduais e todo este cenário dentro de 7 estádios. Sem dúvida, os torcedores vibraram muito nestas competições e partidas. Mas a pergunta que fica é: Onde estão os outros estados? Os outros clubes? Será que muitos deles não dão devida atenção aos campeonatos estaduais? Temos agora o Campeonato Brasileiro para observar a força dos clubes do Brasil inteiro e suas torcidas. Portanto, continuaremos observando de perto os públicos e renda dos clubes brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário